São Sebastião sofre com ventos acima de 80 km/h. Há danos em escolas, quedas de árvores e energia interrompida. Equipes da Prefeitura trabalham na recuperação.
A cidade de São Sebastião foi impactada por ventos acima de 80 km/h a partir da madrugada da última segunda-feira (28/7), em decorrência da passagem de um ciclone extratropical. As rajadas violentas atingiram regiões da Costa Norte à Costa Sul, provocando destelhamentos, queda de árvores, falta de energia elétrica e danos a estruturas públicas.
Até o momento, uma pessoa ficou ferida, e duas famílias — totalizando 18 pessoas — receberam atendimento social por parte da Prefeitura.
Ações emergenciais e atendimento
Desde as primeiras horas da manhã de segunda-feira (28), equipes da:
-
Defesa Civil
-
Departamento de Trânsito (Segur)
-
Secretaria de Serviços Públicos (Sesep)
-
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes)
estão mobilizadas por toda a cidade, atuando no atendimento às ocorrências, remoção de árvores, desobstrução de vias e assistência social às famílias afetadas.
Destaques das ações:
-
Enseada (Costa Norte): o Centro de Apoio Educacional teve toda a estrutura destruída pelos ventos. O local já estava interditado. A Defesa Civil avalia os danos e um engenheiro emitirá laudo técnico para definir próximos passos.
-
Mais de 20 árvores caídas sobre residências, vias e fiações elétricas.
-
Pontal da Cruz (região central): moradores estão sem energia elétrica desde a manhã de segunda-feira.
-
Cambury (Costa Sul): uma árvore caiu sobre a Rodovia SP-55, interditando o trânsito por cerca de 3h30 nos dois sentidos.
Famílias Desalojadas
A queda de árvores sobre casas deixou famílias temporariamente desalojadas:
-
Boraceia: 6 adultos e 4 crianças;
-
Cambury: 2 famílias com 3 adultos, 1 adolescente e 4 crianças (uma com deficiência).
Todas estão sendo acompanhadas pela equipe da Sedes.
Escolas
Pelo menos cinco escolas foram afetadas, com destelhamentos e quedas de árvores, porém as aulas da rede municipal seguem mantidas.
Escolas atingidas:
-
EM Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt (Barra do Una): queda de jaqueira danificou parte do muro.
-
EE Plínio Gonçalves de Oliveira / EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida (Juquehy): telhado do setor administrativo foi arrancado. A suspensão das aulas será decidida pela Diretoria de Ensino.
-
EM Henrique Tavares de Jesus (Barra do Sahy): parte das telhas foi arrancada, com substituição prevista já para terça-feira (29).
-
EM Matthew Lucca Carmo Damasceno (Cambury): queda de dois letreiros de identificação.
-
EM Solange de Paula (Enseada): ventos arrancaram dois exaustores e uma árvore vizinha caiu sobre o muro. Proteções provisórias já foram instaladas.
Alerta da Marinha e previsão do tempo
A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca no mar, com ondas de sul/sudeste de até 3,5 metros, entre as 9h de terça-feira (29/7) e as 21h de quinta-feira (31/7). A população deve evitar a orla durante esse período.
Além disso, o tempo deve continuar ventoso e frio, com possibilidade de chuva fraca e sensação térmica acentuadamente baixa, causada pelo vento.
Contatos de emergência
Em caso de emergências, a população deve acionar:
-
Defesa Civil:
📞 199 ou 153
💬 WhatsApp: (12) 3893-1516
A Prefeitura de São Sebastião segue monitorando as condições climáticas e mantém equipes de prontidão para novos atendimentos, garantindo segurança e apoio aos moradores atingidos.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião/SP