Após ciclone extratropical, Prefeitura de Ubatuba atua em várias frentes para limpar e reconstruir áreas afetadas por ventos fortes. Veja situação de escolas, saúde, água e energia.
Após a forte ventania provocada pela passagem de um ciclone extratropical que atingiu o estado na segunda-feira (28), a Prefeitura de Ubatuba está mobilizada em várias frentes de trabalho para limpeza, reparos e reconstrução dos espaços públicos e essenciais. As ações continuam nesta terça-feira (29) com o apoio de diversas secretarias e empresas parceiras.
Limpeza e Infraestrutura
As equipes da Ubalimp e da Secretaria de Infraestrutura realizam serviços de limpeza e remoção de resíduos em vários pontos da cidade. No início da manhã, por exemplo, trabalhadores atuavam na Rua Félix Guisard, no bairro Perequê-Açu.
Simultaneamente, a Secretaria de Obras trabalhava na Praça 13 de Maio, realizando reparos na calçada danificada pela queda de árvores.
Energia Elétrica
Técnicos da Elektro, com apoio do Ubaposte, seguem atuando para o restabelecimento da energia elétrica nos bairros afetados. Em locais onde houve queda de árvores sobre a rede, os trabalhos seguem com maior complexidade.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Ubatuba já registrou, desde segunda-feira (28), 25 ocorrências atendidas e resolvidas, e segue atuando em outras 18 demandas em andamento.
Na manhã desta terça-feira (29), uma equipe foi deslocada para o bairro da Casanga, onde muitas árvores caídas impediam o tráfego e o acesso de moradores. A distribuição das equipes continuará ao longo do dia, conforme novas ocorrências forem sendo registradas.
Educação
As aulas na rede municipal de ensino estão suspensas desde a tarde de segunda-feira (28) e continuam paralisadas nesta terça-feira (29). A orientação da Secretaria de Educação é para que os gestores escolares realizem vistorias nas unidades e relatem os danos estruturais observados para que as providências sejam tomadas.
Esportes
As atividades das Escolinhas Municipais de Esportes também foram suspensas nesta terça-feira (29) como medida de precaução diante dos estragos e instabilidade no fornecimento de energia elétrica.
Saúde
A falta de energia elétrica comprometeu o funcionamento de várias unidades de saúde, especialmente nos bairros:
-
Itamambuca
-
Puruba
-
Camburi
-
Picinguaba
-
Ubatumirim
-
Almada
Essas unidades permanecem fechadas nesta terça-feira (29). Todos os atendimentos agendados estão sendo remarcados pelas equipes assim que os serviços forem restabelecidos. A previsão é que o atendimento seja retomado normalmente a partir de quarta-feira (30).
A Secretaria de Saúde ressalta que a decisão visa proteger a população, os profissionais de saúde e os insumos médicos.
Outras unidades podem ter horários ajustados conforme as condições climáticas e o fornecimento de energia elétrica.
Abastecimento de Água
Segundo a Sabesp, os bairros:
-
Pedreira
-
Jardim Ubatuba
-
Horto Florestal
-
Perequê-Açu
-
Ipiranguinha
estão com abastecimento de água prejudicado nesta terça-feira (29) por conta da interrupção no fornecimento de energia elétrica que impede o bombeamento.
A Sabesp está realizando manobras técnicas para minimizar os impactos, e em alguns pontos o serviço já foi parcialmente restabelecido. A previsão de normalização total é para o período noturno.
A Companhia recomenda o uso consciente da água das caixas d’água dos imóveis. Ocorrências podem ser registradas pelos canais de atendimento:
-
📞 Telefone: 0800 055 0195 (ligação gratuita)
-
💬 WhatsApp: (11) 3388-8000
-
🌐 Agência Virtual: www.sabesp.com.br
Previsão do Tempo
De acordo com a Defesa Civil estadual, o ciclone afastou a frente fria prevista, mas trouxe uma massa de ar frio que deve derrubar as temperaturas em Ubatuba entre os dias 29 de julho e 1º de agosto. Os termômetros devem marcar mínimas entre 7 °C e 8 °C, exigindo atenção redobrada com pessoas em situação de vulnerabilidade.
Fonte: Prefeitura de Ubatuba/SP