Projeto Essência conecta esporte e heranças quilombola, indígena, caiçara e caiçaras em Ubatuba, com surfe, arco, natação e inclusão social.
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, lança o projeto “Essência: Nosso Esporte”, promovendo um intercâmbio esportivo-cultural que valoriza as comunidades quilombola, indígena, caiçara e dos bairros distantes do centro urbano. A iniciativa integra práticas esportivas ao resgate de identidades ancestrais, com atividades planejadas até dezembro de 2025.
Esta semana, o projeto faz sua estreia com uma vivência de surfe na Aldeia Boa Vista, no Perequê-Açu, com a intenção de estender a experiência também à Praia de Itamambuca, município já consagrado como palco de eventos como o Dream Tour – Campeonato Brasileiro de Surfe Profissional.
Esporte com identidade e inclusão
O Essência vai além da prática física: busca fortalecer o protagonismo dessas comunidades por meio de esportes como futebol, natação, basquete, vôlei, tiro com arco e surfe, adaptadas às realidades locais e às tradições culturais de cada grupo.
Segundo o secretário Saulo Souza, o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação:
“Com esse projeto, queremos garantir que todas as comunidades se sintam representadas e participem ativamente da vida esportiva da cidade, respeitando suas culturas e tradições.”
Todas as ações são desenvolvidas em diálogo com líderes comunitários, respeitando costumes, horários e particularidades culturais, fomentando saúde, inclusão social e bem-estar coletivo.
Créditos Foto, clique
Fonte: Prefeitura de Ubatuba/SP