Paratleta e professor de Ubatuba, Juan Urrejola lidera o tricampeonato da seleção militar no vôlei sentado em Curitiba; conquistas somam legados de inclusão e reabilitação.
Desde 10 de junho, o ginásio do Sesc da Esquina em Curitiba foi palco do 3º Torneio Internacional Militar de Vôlei Sentado, reunindo equipes masculinas militares de sete países – Brasil, Itália, Bélgica, Nigéria, Colômbia, Argentina e França. Entre os integrantes do time campeão está Juan Ricardo Feindt Urrejola, atleta e professor nascido em Ubatuba – tricampeão ao lado do time brasileiro.
A final, disputada em 14 de junho, consolidou o domínio brasileiro: vitória por 3 a 0 sobre a Colômbia, repetindo o feito das edições anteriores. Com esse ouro, o Brasil garantiu vaga nos Jogos Mundiais Militares (EUA) e nos Invictus Games (Inglaterra), ambos em 2027.
Para Urrejola este não é apenas mais um troféu: o esporte tem sido ferramenta vital de reabilitação física e emocional para militares que sofreram acidentes ou doenças durante o serviço. Ele lembrou ainda que começou sua trajetória no paradesporto em 2015, na equipe de tiro com arco nos Jogos Mundiais Militares da Coreia do Sul.
Além disso, o paratleta contribui diretamente com a comunidade de Ubatuba. Ele foi um dos idealizadores do programa de tiro com arco nas escolas municipais – um projeto inédito no país, pensado como porta de inclusão. No segundo semestre, será a vez de trabalhar nas comunidades indígenas locais. Entre outras iniciativas que leva à cidade estão:
-
PIC (Programa de Integração à Coletividade)
-
Surfe adaptado
-
Canoa havaiana com a APAE
-
O festival ParaJore, com provas de atletismo para pessoas com deficiência
Um ponto de destaque que ele ressaltou foi a Educação Viária – área que ele acredita fundamental para prevenir acidentes que muitas vezes levam jovens à condição de paratletas
Fonte: Prefeitura de ubatuba/SP