Fonte de dados meteorológicos: Wetter für 30 tage

Crianças de Ilhabela descobrem a magia da Congada de São Benedito nas escolas

Publicada em: 15/05/2025 15:08

Projeto leva às escolas de Ilhabela a história da Congada de São Benedito, maior expressão cultural local, com contação de estórias e vivência ancestral

A maior expressão cultural de Ilhabela, a Congada de São Benedito, está sendo apresentada de forma lúdica e emocionante aos alunos da rede municipal de ensino. Por meio da contação de estórias, as crianças mergulham na origem da festa que une fé, resistência e ancestralidade africana.

Nesta terça-feira (13), a E.M. Pref. Eurípedes da Silva Ferreira recebeu o contador e professor Adalberto Henrique da Silva Lopes, um dos responsáveis pelo projeto e o único atualmente da rede municipal. Ele adapta a narrativa conforme a idade dos estudantes, misturando história e fantasia para manter viva essa tradição secular.

“O nosso compromisso é com a cultura do povo preto. A contação é uma forma de manter viva essa herança. Para mim, é motivo de orgulho fazer isso há mais de 15 anos”, contou o professor.

A versão contada para os pequenos narra a disputa entre dois reinos africanos, o do Congo e o de Luanda, que celebram São Benedito de formas diferentes: um com danças, o outro com cantos. A história culmina em um reencontro emocionante entre pai e filho, separados durante a simbólica Batalha de Massangana.

O pequeno Lorenzo Jesus de Souza, de 7 anos, ficou fascinado:
“Agora que eu vi como é, já quero ser congueiro. Como faz pra entrar?”

Além da Eurípedes, outras escolas como a Prof. José Benedito de Moraes, Iracema França Lopes Correa e Prof. José Antônio Verzegnassi também receberão o projeto nesta semana.

 Sobre a Congada de São Benedito

Registrada desde 1794, a Congada é uma celebração vibrante no Centro Histórico de Ilhabela, com atabaques, marimbas e procissão. A tradição foi trazida da África por Roldão Antônio de Jesus, escravizado que chegou ao arquipélago por volta de 1785.

A dramatização encenada pelos congueiros representa o conflito entre cristãos e mouros, incorporando dança, música e versos recitados — as famosas “embaixadas”. O ponto alto da festa é o Levantamento do Mastro, com cortejo, bolo, bebida típica chamada “concertada” e a tradicional Ucharia, o almoço coletivo preparado com carinho pelas famílias dos congueiros e devotos.

A Congada é mais do que uma festa: é memória viva, passada de geração em geração. E agora, também ensinada nas salas de aula.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela/SP

Compartilhe: