Nesta terça-feira, 7 de maio, Caraguatatuba sediou a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no auditório do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira, das 8h30 às 16h30.
Organizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), a conferência é o resultado de um processo participativo que envolveu cerca de 300 pessoas em cinco pré-conferências realizadas em diferentes regiões da cidade.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reúne representantes do poder público e da sociedade civil para debater propostas em cinco eixos centrais que abordam financiamento, proteção, saúde, enfrentamento à violência, participação social e fortalecimento dos conselhos de direitos.
Durante o encontro, também serão eleitos os delegados que representarão Caraguatatuba na 6ª Conferência Estadual em agosto, com desdobramentos na Conferência Nacional, prevista para novembro, em Brasília.
Segundo o IBGE, dos 134.875 habitantes de Caraguatatuba, 22 mil são pessoas idosas — cerca de 16% da população.
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba/SP