Um grupo de professores da Supervisão, Apoio Pedagógico, Informática Educativa e diretores de unidades escolares municipais de Caraguatatuba, participou da BETT Brasil 2025 (BETT – British Educational Training and Technology Show), o maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação, na América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio.
Nessa 30ª edição do evento, o tema central foi “Educação para enfrentar crises e construir futuros regenerativos”. A feira anual é sempre um espaço para discussões, construção de conhecimento e troca de experiências sobre inovação no ensino, com a participação de gestores públicos e privados.
A secretária adjunta de Educação, Rosimeire Simões, acompanhou duas palestras na feira, “Como manter a liderança estratégica em tempos de crise” e “Transformação digital, nova geração x tradição”.
“Participar do Bett Brasil oportuniza às equipes aprofundar conhecimentos, a partir das palestras e visitações aos estandes das empresas, que apresentam propostas de equipamentos tecnológicos, de inclusão, editoras com materiais metodológicos variados, dentre outros assuntos e itens. E, sobretudo, a aproximação entre os profissionais da rede”, avaliou.
A professora Flaviana Botta Giachini, chefe de Supervisão, destacou o encontro com as criadoras da plataforma “Elefante Letrado”, Mônica Timm e Sheila Vontobel, que disponibiliza vários livros, utilizado na rede municipal de ensino.
“Fazer redes de contato é sempre enriquecedor e conversar com as duas pessoalmente foi gratificante. Além disso, dois ensinamentos da palestra que participei ficaram ecoando em mim. O primeiro é que ambientes diversos são mais inteligentes do que os homogênios. As contestações fazem as lideranças avançarem. E, a segunda, é que os gestores das escolas devem ser mais generosos par ouvir as famílias com atendimentos individualizados”, destacou.
A presença da equipe do setor de informática educativa foi focada na atualização sobre as novas tendências e inovações, com o objetivo de conhecer as últimas tecnologias educacionais (plataformas, aplicativos, equipamentos, metodologias) para propor soluções que podem ser adaptadas para a realidade da rede pública de nossa cidade.
“A participação dos integrantes do setor em nas palestras, oficinas e painéis ampliou nossa visão sobre educação digital e metodologias ativas. Todo aprendizado estimula a criatividade com boas práticas e cases de sucesso de outras redes ou instituições. Nossa proposta de trabalho da Secretaria da Educação é o comprometimento com a modernização da nossa rede de ensino”, disse Ernesto Neto.
No encontro deste ano também foram apresentados e debatidos subtemas que permeiam a educação como crise climática, inteligência artificial, saúde mental, aprender a fazer, permanência e equidade na educação.
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba/SP