Caraguatatuba será palco do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, iniciativa da Secretaria de Esportes em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O curso acontece de 11 a 14 de março, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (CEMUG).
Com o objetivo de promover a inclusão e incentivar o esporte como ferramenta para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, o programa já passou por 100 etapas e se tornou essencial na qualificação de profissionais da área.
“O Programa de Desenvolvimento Paralímpico é um marco para o paradesporto brasileiro, pois oferece uma formação completa. Os profissionais aprimoram suas técnicas e aplicam esse conhecimento na preparação de atletas e técnicos, impactando diretamente o futuro do paradesporto no país”, destacou a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis.
Novidades na edição 2024
Este ano, o curso traz duas novas modalidades à programação: basquete em cadeira de rodas e goalball. Além delas, seguem na grade esportes como atletismo, natação, halterofilismo, futebol de cegos, vôlei adaptado e tênis de mesa.
Em 2024, o programa já alcançou números expressivos: 36 etapas realizadas em 32 municípios paulistas, capacitando um recorde de 4.211 profissionais.
“São Paulo se orgulha do investimento contínuo no esporte paralímpico, pois acreditamos no seu potencial de inclusão e transformação social. A capacitação desses profissionais amplia oportunidades e promove autonomia, saúde e qualidade de vida para atletas com deficiência”, afirmou o secretário estadual da SEDPcD, Marcos da Costa.
Próximas etapas
Após Caraguatatuba, o curso seguirá para:
Itapecerica da Serra – 25 a 28 de março
Itu – 1º a 4 de abril
Barretos – 8 a 11 de abril
Serviço:
Data: 11 a 14 de março
Horário: A partir das 9h
Local: Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (CEMUG)
Endereço: Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia, Caraguatatuba
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba/SP
Foto: Divulgação/Governo SP