Prefeitura de São Sebastião desenvolve os projetos Melhor Idade na Atenção Básica e Vida Leve, com foco em saúde, bem-estar e prevenção.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião, segue investindo em políticas públicas voltadas à promoção da saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida da população. Entre as iniciativas em andamento estão os projetos Melhor Idade na Atenção Básica e Vida Leve, que atendem públicos diferentes, mas com o mesmo objetivo: cuidar das pessoas de forma integral.
Envelhecer com saúde e autonomia
O projeto Melhor Idade na Atenção Básica é desenvolvido pela equipe da Unidade de Saúde da Família Centro e coordenado pela técnica e agente comunitária de saúde Eline Framba. As atividades acontecem às terças e quintas-feiras, no Centro de Apoio Educacional da Vila Amélia, localizado na região central da cidade.
A proposta vai além do exercício físico. Segundo o diretor de Atenção Básica, Paulo Henrique Santana, a prática regular de atividades na melhor idade é uma estratégia de cidadania e dignidade, fundamental para o envelhecimento ativo.
“É uma das ferramentas mais eficazes do Sistema Único de Saúde (SUS) para reduzir a sobrecarga no sistema e promover autonomia, saúde mental e qualidade de vida”, destaca.
Projeto Vida Leve: cuidado integral e acompanhamento profissional
Voltado a adultos entre 18 e 65 anos, o Vida Leve 2026 mantém inscrições abertas até 27 de fevereiro. A iniciativa é destinada a pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 25 e oferece um acompanhamento completo, com equipe multiprofissional formada por:
-
médico
-
nutricionista
-
psicólogo
-
educador físico
-
aplicação de auriculoterapia
As atividades acontecem semanalmente, às sextas-feiras, das 7h30 às 10h, no Centro de Apoio Educacional do Pontal da Cruz.
Unidades participantes e vagas
Em 2026, participam do projeto Vida Leve as Unidades de Saúde da Família:
-
Barequeçaba
-
Itatinga 1 e 2
-
Varadouro
-
Olaria
-
Centro
-
Pontal da Cruz
-
São Francisco
-
Morro do Abrigo
-
Enseada 1 e 2
-
Jaraguá
-
Canto do Mar
Cada grupo terá duração de um semestre, com 40 vagas disponíveis no primeiro ciclo.
Saúde pública que previne e cuida
Ao investir em programas contínuos de atividade física, acompanhamento profissional e educação em saúde, São Sebastião reforça um modelo de atenção que previne doenças, promove autonomia e melhora a qualidade de vida, reduzindo impactos futuros no sistema de saúde e fortalecendo o cuidado com os munícipes.
Fonte: Marcello Veríssimo|PMSS

