Nesta quinta-feira (16), a Defesa Civil de Ubatuba esteve presente no II Congresso de Resiliência Climática, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O evento, promovido pela Defesa Civil do Estado, reuniu gestores públicos, especialistas e representantes do setor privado para discutir formas de financiamento e estratégias de enfrentamento aos desastres naturais.
Objetivos do Congresso
Com o tema “Financiamento público e privado para a redução de riscos e desastres”, o encontro teve como foco a criação de soluções que garantam a implementação de projetos estruturantes e a ampliação da capacidade de resposta das cidades diante de emergências climáticas.
Fundo Municipal de Defesa Civil
Durante o evento, o diretor da Defesa Civil de Ubatuba, Alexandre Napoli, destacou a importância da criação de um Fundo Municipal de Defesa Civil. Segundo ele, esse fundo permitirá maior agilidade nas ações emergenciais e no apoio às famílias mais vulneráveis. “O município tem uma projeção orçamentária anual, mas nem sempre conta com recursos imediatos para enfrentar situações de emergência. Essa reserva poderá garantir uma pronta resposta e restabelecimento das condições após eventos climáticos”, explicou Napoli.
Mobilização Comunitária
O congresso também foi um espaço para os palestrantes exporem suas expectativas, principalmente, no apoio ao desenvolvimento de políticas públicas permanentes. “Queremos desenvolver projetos que deixem um legado. A ideia é apoiar iniciativas que atendam necessidades reais da população e que possam ser incorporadas à gestão municipal”, afirmou a presidente e fundadora do movimento União Br, Tatiana Monteiro.
Durante os painéis, foram debatidas experiências locais de mobilização comunitária. “Quem são os heróis nas comunidades? São as pessoas comuns que estão ali para apoiar e ajudar nas ações da Defesa Civil”, destacou o coordenador de marketing e vendas da Firehouse Subs, Daniel Packness.
Próximos Passos
A próxima agenda da Defesa Civil de Ubatuba é o treinamento regional São Paulo Sempre Alerta – preparação para operação de chuvas de verão 2025/2026, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, em Campos do Jordão. Esse treinamento visa capacitar os profissionais e voluntários para atuar de forma eficaz durante o período de chuvas intensas.
Fonte: Prefeitura de Ubatuba/SP

