Após ventos de até 85 km/h, Caraguatatuba inicia ações de rescaldo. Veja o impacto nos serviços de saúde, educação, esportes e meio ambiente.
Na manhã de segunda-feira (28), Caraguatatuba foi atingida por fortes ventos de até 85 km/h, que deixaram um rastro de destruição em diversos bairros do município. Houve registros de destelhamentos em casas, comércios, escolas e prédios públicos, além da queda de árvores, interdições de vias, rompimentos de fiações elétricas e danos em imóveis. Felizmente, não houve registro de vítimas.
Ações emergenciais
Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (29), equipes da Prefeitura estão nas ruas realizando retirada de árvores, limpeza de vias públicas e manutenções emergenciais para restabelecer os serviços essenciais.
Coleta de Lixo
A estação de transbordo da cidade sofreu avarias com o vendaval, causando atrasos na coleta de lixo. A previsão é que o serviço seja retomado a partir das 14h desta terça-feira (29).
Educação
A Secretaria de Educação suspendeu todas as aulas da rede municipal nesta terça-feira (29), dando continuidade à suspensão iniciada na tarde de segunda-feira (28).
As escolas mais afetadas foram:
-
EMEI/EMEF Prof. João Baptista Gardelin (Poiares): danos no telhado e salas;
-
Ciase “Wilson Francisco Valente” (Sumaré): avarias em várias áreas;
-
EMEF Prof. Oswaldo Ferreira: danos no pátio e corredores;
-
EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira: prejuízos no telhado e quadra;
-
EMEI Maria de Lourdes Lucarelli Perez: danos no telhado;
-
EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares: telhado e portão de acesso à quadra danificados.
Esporte
Todas as atividades esportivas municipais estão suspensas nesta terça (29), por segurança.
Equipes já realizam a limpeza e manutenção dos espaços esportivos, incluindo:
-
Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug): conserto de fiações, forros e limpeza de piscinas;
-
Jetuba: limpeza e manutenção na piscina da unidade.
Saúde
A maior parte das unidades de saúde retomou o atendimento ao público nesta terça-feira (29). A exceção é a UBS do bairro Jetuba, que permanece fechada por falta de energia causada pela queda de árvore.
Na segunda (28), foram afetadas as unidades dos bairros:
-
Morro do Algodão, Sumaré, Tinga, Jaraguazinho, Casa Branca, Jetuba, Rio do Ouro, Tabatinga, Massaguaçu, CAPS II, unidade PROTEGE e UPA Norte.
Atualmente, as três UPAs (Norte, Sul e Centro) estão operando normalmente para casos de urgência, embora algumas unidades ainda enfrentem instabilidade na internet, o que pode causar lentidão no atendimento.
Meio Ambiente
Parque Juqueriquerê
O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê permanecerá fechado durante esta semana para manutenção emergencial. As rajadas de vento causaram acúmulo de galhos e sujeira, além de comprometer o fornecimento de energia elétrica.
A previsão de reabertura é terça-feira (5 de agosto).
Viveiro Municipal
Também permanece fechado nesta semana. O vendaval causou a queda de árvores e sujeira em excesso. A reabertura está prevista para a próxima semana.
EDP Bandeirantes
A concessionária EDP Bandeirantes informa que mais de 90% do fornecimento de energia já foi restabelecido até a manhã desta terça-feira (29).
Equipes de outras regiões foram deslocadas para auxiliar os reparos em Caraguatatuba e São Sebastião. A empresa ainda atua em ocorrências complexas, como a queda de árvores sobre a rede elétrica.
Orientações da EDP:
-
Não se aproxime de cabos ou fios no chão.
-
Canais de atendimento:
-
🌐 Site: www.edp.com.br
-
📱 App EDP Online
-
💬 WhatsApp: (11) 93465-2888
-
☎️ Central de Atendimento: 0800 721 0123
-
A Prefeitura de Caraguatatuba segue mobilizada para normalizar os serviços em todas as áreas afetadas, priorizando a segurança da população.
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba/SP