A EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, no bairro Tinga, em Caraguatatuba, promoveu uma ação para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down na última sexta-feira (21). Aproximadamente 380 alunos do Ensino Fundamental anos iniciais e finais, com idades entre 6 e 14 anos, participaram ativamente da celebração, unindo-se em uma atividade simples, mas carregada de significado.
Todos usaram meias de cores diferentes e trocadas, alguns foram com calçados diferentes, mas com o mesmo intuito de simbolizar a diversidade e o respeito ao próximo.
Desde 2022, a escola realiza essa ação anualmente, e durante todo o mês, os alunos aprendem de forma lúdica sobre a importância da inclusão. A mensagem é clara – todos são iguais, independentemente de suas condições ou características individuais. Segundo gestores, o trabalho não se restringe a momentos pontuais, não se limita a uma data específica do calendário, mas é um esforço contínuo ao longo do ano.
Ana Luiza, estudante do 8º ano B, tem a trissomia do cromossomo 21 e recebe todo o suporte da equipe docente e dos colegas na escola. A aluna é articulada e tem avançado com muito empenho nos estudos. Em entrevista, Ana Luiza contou que gosta da ação promovida pela escola e já participou em outros anos. “A ação é legal. Gosto de participar e estar com os meus amigos. A gente aprende tudo juntos”, disse.
Além de sensibilizar os alunos sobre o tema, a escola busca alcançar também os pais, por meio de um processo educativo em que o aprendizado adquirido na escola transborda para dentro das casas. Ao abordar a diversidade de forma constante, a escola prepara os alunos para se tornarem cidadãos mais empáticos, respeitosos e conscientes.
O aluno Lucas Gabriel, do 9º ano A, compartilhou a importância de celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down. “É uma ação muito importante e muito bonita que a minha escola faz, para mostrar que todos nós somos iguais, mostrar respeito a todas as pessoas”, contou.
Com o apoio da Secretária de Educação, Roseli Morilla, que também participou da atividade, o momento foi registrado em uma foto coletiva na praça em frente à escola, com os alunos unidos e com as meias coloridas.
Foto: JC Curtis/PMC
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba/SP